23 de set. de 2010

Projeto: "Quintal no Parque"

Com o objetivo de dar continuidade ao projeto quintal no parque, o 2º período “A” foi à busca de “bichinhos de jardim” (insetos) aos arredores do CEI. Entusiasmadas, as crianças encontraram formigas, pernilongos, joaninhas, borboletas, minhocas, entre outros.
Também visualizamos imagens nas aulas de informática e fizemos uma lista, para dividirmos atividades para as crianças fazerem em casa, na qual cada criança pesquisou e confeccionou o inseto sorteado com as famílias.
Conseqüentemente socializamos o que aprendemos, sendo um rico momento de troca e realizamos também a exposição de nossos insetos.
Em outro momento as crianças também brincaram com massinha e representaram alguns insetos espontaneamente.

É importante saber...

Alimentação e Nutrição Infantil os Hábitos Alimentares Corretos

Hábitos Alimentares Corretos
Muitas crianças tornam-se obesas desde cedo. Isto deve-se aos maus hábitos alimentares que levam a uma alimetação infantil pobre em nutrientes.
Os pais devem vigiar o que os filhos comem diariamente. Isto irá ajudar a eliminar alimentos que não sejam benéficos para a saúde da sua criança ou adolescente.
Uma seleção cuidadosa dos alimentos é muito importante na manutenção da saúde da sua criança ou adolescente. A alimentação infantil é cada vez mais importante.
Muitas crianças não tem uma boa alimentação infantil pois passam por fases muito exigentes no que se refere à alimentação, exigindo comer num determinado lugar, numa determinada hora... As crianças atravessam esta fase usualmente entre 1 ano e meio e 5 anos de idade. Para além disso, as crianças de todas as idades têm preferências e alimentos que não gostam. Por vezes não gostam dos alimentos pela sua cor ou por ser difícil de mastigar, preferindo vegetais cozidos a vegetais crus.
Fique então com algumas dicas para contornar as exigências das crianças e conseguir uma alimentação infantil saudável:
  • Dê aos seus filhos refeições nutritivas. Não se preocupe com a quantidade que ele ingere. É a qualidade dos alimentos que importa, não é a quantidade de alimentos que ela ingera que proporciona à criança uma boa alimentação infantil.
  • Ingerir demasiados líquidos pode reduzir o apetite da criança e isso prejudica a alimentação infantil. Limite a ingestão de líquidos uma ou duas horas antes da refeição.
  • Satisfaça os seus filhos servindo deliciosas sobremesas à base de fruta. Aprenda novas receitas de sobremesas com diversas combinações de frutas, com muitas cores, e ganhe mais um ponto na alimentação infantil da sua criança.
  • Evite que a sua criança lanche mais do que duas vezes por dia e cinja-a a horários de refeições. Os horários são importantes, seja o mais rigoroso possível, relativamente a este ponto.
  • Lide com as situações frustrantes com paciência, atitude positiva e firmeza. Não seja agressivo ou emocional. Por vezes as crianças são relutantes”, mas tenha paciência, afinal trata-se da sua criança e de lhe porporcionar uma alimentação infantil saudável.
  • Ofereça à sua criança ou adolescente alguma escolha na questão dos alimentos, e sirva-lhe pequenas porções de cada vez.
  • Tente servir refeições apelativas, tais como vegetais cortados em formas divertidas, decorando com ketchup ou ervas, isto dá muito resultado. E os vegetais são alimentos muito importantes na alimentação infantil.
  • Torne a refeição um momento relaxante e agradável, livre de conflitos familiares, tensões e distrações, tais como a televisão. Torne-a um evento familiar importante. Tentar desfrutar enquanto come uma refeição, isto transmite à criança uma sensação de prazer enquanto come e com certeza conduz a uma alimentação infantil mais saudável.

Nota: este artigo não pretende fornecer conselhos de saúde, mas apenas informação em geral. Procure sempre um profissional qualificado antes de adotar qualquer programa de saúde.

22 de set. de 2010

Passeio no Espaço do Saber Digital-Embraco

Nos dias 10 e 17 de setembro as crianças do II Período da professora Veridiana, divididos em dois grupos, participaram de um passeio ao Espaço do Saber Digital na Embraco, onde visualizaram slides sobre animais, meio ambiente e alimentos. O objetivo foi reforçar a conscientização das crianças sobre a preservação da natureza e desperdício de alimentos.
As crianças demonstraram interesse pelos assuntos pesquisados fazendo vários questionamentos e expondo sua opinião. Posteriormente brincaram com jogos educativos sobre animais no computador.

21 de set. de 2010

Releitura da Obra de Amandos Sell

As crianças das turmas do I Período matutino e vespertino da professora Patrícia estão super empolgadas com o Projeto: "Pirabeiraba- Ontem e Hoje", pois estão descobrindo muitas coisas interessantes sobre o bairro em que vivem.
Conheceram um pouco da história de: Amandos Sell, artista de expressão da nossa comunidade que retrata em suas obras as paisagens rurais, onde as casas enxaimel, os amplos jardins e as montanhas constituem seus temas preferidos.
Após leitura e observação de uma de suas obras as crianças usaram a criatividade e imaginação para criar a sua obra de arte.


14 de set. de 2010

Entrega dos Portfólios

Nessa segunda-feira (13/09) as professoras e as crianças realizaram a entrega dos portfólios e dos registros avaliativos para as famílias. Observamos a satisfação dos pais em acompanhar os projetos realizados nas turmas e das crianças ao mostrar seu portfólio e falar sobre ele.
Agradecemos a todos que compareceram, pois a participação da família é fundamental no processo educativo das crianças.
Confira algumas fotos:


Campanha do Agasalho

O CEI Cachinhos de Ouro recebeu o certificado de participação na Campanha do Agasalho da Ric Record 2010.
Estendemos nosso agradecimento às famílias que doaram agasalhos, pois esse ato de solidariedade fez diferença na vida de muitas pessoas nesse inverno.
"Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece as flores."

2 de set. de 2010

Passeio do II Período "B"

A turma do II Período da professora Ilca está realizando o projeto de estudo: "Meu cotidiano, os desenhos animados e eu" e com o objetivo de conhecer a realidade cotidiana das famílias, as crianças começaram a visitar os colegas da turma. Essa semana foram na casa do Lucas Cauâ onde se divertiram muito conhecendo os animais de estimação da família e degustando uma deliciosa nega maluca feita pela sua avó, confira as fotos:

"É preciso plantar flores em nossos caminhos, pois o que vale a pena é imaginar o sorriso daqueles que ousarem colhê-las".
Professora Ilca