12 de ago. de 2014

Iniciando o paisagismo


Estamos chegando ao final das construções no espaço. Nessa etapa, as crianças vêm percebendo a beleza de um espaço revitalizado, pois enquanto brincavam no parque vinham ver o que estávamos fazendo e comentavam: “Como tá ficando bonito profe!” “Oba, tem grama!” “Que lindo profe!” “A gente pode ir aí?” 

E aos poucos foram chegando com suas professoras para conferir de perto a transformação. Ficaram maravilhadas com os instrumentos sonoros, com a grama e as pedras. Explicamos que cada recurso que está sendo colocado tem sua função, e para que o espaço fique atrativo e alegre, cada um precisará cuidar dele.


As crianças estão podendo acompanhar bem de perto as novidades que vem sendo inseridas nesse novo espaço pedagógico. Observaram como se faz o paisagismo, mas o interesse maior foi pelos instrumentos sonoros. Via-se o entusiasmo delas estampado nos rostos sorridentes ao extraírem os primeiros sons. Isso é gratificante.

Fixando a música e aprendendo a ouvir e reproduzir sons da chuva

Estivemos retomando a música “Água” nessa semana com as crianças, para reforçar a necessidade de economizarmos a água, além de estarem assimilando seu ciclo e sua utilidade. Na sequência, as crianças exploraram o pau de chuva confeccionado com material reciclável, desenvolvendo a audição das diferentes propriedades do som da chuva à medida que cantávamos a música.

Preparando o espaço para realização da última etapa: o paisagismo




Estamos nos encaminhando ao final da construção do espaço da captação de água e do deck, retirando o mato, pedras e nivelando a área para o paisagismo. Oba!!

Tivemos a colaboração de pais doando sobras de peças de eucaliptos que iremos reaproveitar nesse espaço. Essas sobras o pai do Kauã transformou em bolachões que serão colocados no espaço servindo de caminho. Obrigada às famílias por essas parcerias.

Instrumentos sonoros sendo instalados

No retorno do nosso recesso, foi concluída a instalação dos instrumentos sonoros ao redor do deck pedagógico que as crianças com entusiasmo puderam acompanhar bem de perto e ouviram as explicações do professor de musicalização a respeito do funcionamento dos mesmos. Por fim comentaram que “ta ficando legal!”.


Conhecendo um rio sujo e um rio limpo

As crianças do maternal 1 participaram de um passeio de estudo em que possibilitamos observarem inicialmente um rio sujo através da visita ao CEI Alzelir Pacheco que nos recebeu com muito carinho, e do deck de observação, vimos um trecho do rio próximo ao CEI que recebe bastante esgoto, deixando sua água bem suja, o que nos deixou bem tristes. Após o lanche saudável compartilhado, retornamos e visitamos o rio do Braço e ficamos mais contentes ao vermos que sua água não está tão suja e tem árvores plantadas na margem, o que não vimos no outro rio.