30 de nov. de 2015

Reaproveitando Pneus


Em continuidade ao projeto “Fazendo arte nos espaços” as crianças aprendem desde cedo à importância da sustentabilidade e a prevenção do meio ambiente. Com isso a turminha do M1A e M2B reaproveitou alguns pneus para a confecção de um boneco mínios. Em seguida exploraram os pneus usando de várias formas, montando os pneus um em cima do outro, rolando, entrando e jogando bola. Mexeram na terra e encheram os pneus onde plantaram uma muda de flor. Esse mínio de pneus foi montado e o colocamos no parque de 0 a 3 anos para deixá-lo mais bonito.







25 de nov. de 2015

Decorando a árvore de natal do M1C

O M1 C encerrou o projeto “Brincando através da Arte” com a participação das famílias.
Aproveitando a época do natal, um desafio foi lançado às famílias: construir um brinquedo usando material reciclável, para decorarmos nossa árvore de natal, contribuindo assim também com o meio ambiente. Os pais foram muito criativos, construindo diversos brinquedos tais como: carrinhos, caminhão, aviões, boneca, robôs, varinha mágica, entre outros.
Às famílias mais uma vez muito obrigada pela participação, por sempre poder contar com vocês. Obrigada também por confiarem em nosso trabalho deixando seus bens mais preciosos em nossos cuidados.

Equipe M1C.


Utilizando o microfone


Oportunizamos às crianças do Maternal 2 C um dia especial, no qual cada uma pôde escolher uma música para cantar para os colegas fazendo uso do microfone. Alguns não quiseram participar e outros se destacaram. Nosso objetivo era que as crianças percebessem a função do microfone e da caixa de som, familiarizando-se com eles, bem como cantar e se expressar musicalmente. 




Explorando o salão de beleza do CEI


As crianças do Maternal 2C divertiram-se muito no cantinho da fantasia e do salão de beleza, criaram poéticas pessoais explorando a linguagem do teatro e da dança em meio à brincadeira e ao faz de conta. 


Massinha de modelar

A turma do Berçário 2C teve a oportunidade de preparar sua própria massinha de modelar. Antes experimentamos os ingredientes (farinha de trigo, água e sal), observamos a mágica do corante alimentício se misturando na água e finalmente amassamos até chegar ao ponto. Depois foi só aproveitar: amassar, beliscar, enrolar na mesa e muito mais. As atividades com massinha estimulam o desenvolvimento da motricidade fina fundamentais para o desenvolvimento da escrita no futuro.



Pinheirinho de Natal!


A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas, o pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. As crianças do 1º período recortaram e enfeitaram sua própria árvore e colocaram exposto na entrada da sala. Ficou lindo!



24 de nov. de 2015

Bolacha de Natal

A turma do 2º Período está entrando no clima natalino, assim confeccionamos a receita da bolacha de natal. Todos ajudaram a confeccionar a massa, depois cada criança modelou a massa de seu jeito, formando corações, bolinhas e entre outros desenhos e as Cozinheiras Inês e Josi colocaram para assar. 


Depois de assada pintamos nossa bolacha com um glacê, formado de clara de ovo e açúcar.





Logo após, nos deliciamos com a bolacha e suco, realizamos nosso piquenique na cozinha nosso mais novo espaço no CEI.   


23 de nov. de 2015

Bolacha de Natal

O Natal está chegando e para comemorar os Berçários 2 B e C prepararam uma deliciosa receita de bolacha de Natal. Misturamos os ingredientes, amassamos, cortamos com as forminhas e com auxílio das cozinheiras Inês e Jose levamos ao forno.  
Depois de prontas, provamos nossas deliciosas bolachas de baunilha.





Degustação da salada...

Com objetivo de incentivar a alimentação saudável, a turma do maternal 2 participou da contação de história: “Não gosto de salada”. Realizamos uma roda de conversa referente a história e apresentamos imagens com vários tipos de saladas como: tomate, beterraba, alface, repolho, pepino e cenoura.  No refeitório primeiramente as crianças lavaram as saladas e observaram o preparo para experimentar o que foi oferecido, puderam perceber sabores e cheiros.






É com muita alegria que comunicamos a conquista do Prêmio Embraco de Ecologia, com o projeto “Eu quero sombra, água fresca e muita diversão”. 

CEI Cachinhos de Ouro - Extensão Missão Criança.


O projeto constitui:

Construir uma nova entrada do CEI, proporcionando mais segurança para as nossas crianças no momento de entrada de saída.
Construção de um pergolado, para o acolhimento das famílias e possibilitando inúmeras propostas de aprendizagem.
Desenvolver maior consciência ambiental, para ampliar medidas sustentáveis com a comunidade escolar.
Revitalizar a cerca do CEI, utilizando cerca viva, assim amenizando o pó vindo da rua. 


http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2015/11/embraco-premia-escolas-e-cei-s-de-joinville-no-23-premio-ecologia-4910687.html















Discoteca Baby


Um dos nossos momentos de total descontração foi a discoteca baby na sala, com objetivo de observar-se e observar o outro fazendo movimentos, também diante do espelho explorando a sala dançando. Levamos o globo de luzes coloridas e colocamos diversas músicas das mais calmas as mais agitadas e para o ambiente ficar mais divertido sopramos bolinhas de sabão. Foi bem divertido, os bebês são ótimos dançarinos!!







Confecção sino de Natal- Decoração da sala

As crianças do maternal 2, já estão no clima de natal com os preparativos para confecção do Sino, que deixará a sala ainda mais bonita.
Iniciamos assistindo o filme “As doze badaladas dos sinos de natal”, após realizamos uma roda de conversa referente o filme.   Para confecção do sino, cada criança recebeu papel laminado e tesoura para recortar pedaços de papel para colar no sino feito de papelão. Com auxílio das professoras as crianças estão ajudando a decorar a sala.




Decorando a árvore de natal

Através de uma roda de conversa a professora questionou as crianças sobre o queriam neste natal, pedindo para as mesmas não pensar em bens materiais e sim em sentimentos bons, sentimentos esses que todos nós seres humanos precisamos para viver bem. As crianças entenderam o recado e observe o que falaram que gostariam neste natal.

Carinho (Julia V.)
Amigos (Gustavo)
Corações  (João)
Amor (Pedro S.)
Saudade (Julia R.)
Dinheiro (Pietro)
Sentimentos bons (Nicolas)
Abraços (Wilson)
Beijos (Manuela)
Paz (Eduarda S.)
Humildade (Vinícius)
Paixão (Yasmin)
Amigos (Dhenyfer)
Felicidade (Prof Elaine)
Família (Prof Sandra)
Companheirismo (Prof Ju)
Oportunidade (Prof Josiane)
Esperança (Prof Manoela)

Essas palavras foram escritas nos corações que cada criança decorou para montar nossa árvore, também colocamos pinheirinhos  construído com palitos de picolé e pinhas. 


ARGILA, COMO É BOM

O Maternal 1 se divertiu bastante trabalhando com argila, em uma proposta da professora volante Ana Paula. A argila por ser um material maleável e fluído, permite a criança a ter um maior contato com os sentidos, liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade: fatores importantes na sua formação. Na ocasião as crianças ficaram livres para criar e recriar o que quisessem com a argila, fazendo uso de sua imaginação.

Assim como os músculos são exercitados, os neurônios podem ser trabalhados para aumentar o número de ligações nervosas e consequente incremento da função cerebral” Rose Koyashiki


BOLA, BOLÃO, BOLINHAS DE SABÃO...

A turma do Maternal 2 teve uma vivência muito gostosa. Confeccionaram com o auxílio da professora volante Ana Paula, brinquedos para fazer bolinha de sabão. O preferido da turma foi o que fez bolinhas em forma de espuma. As crianças se divertiram muito. A vivência de boas experiências - sensoriais, emocionais e sociais - fundamenta a base de um adequado desenvolvimento infantil. Segundo Vera Tschiptschin Francisco - psicanalista, pedagoga e membro-fundadora da Gesto Psicanálise - explica que as experiências sociais acontecem naturalmente na rotina diária da criança e alinham o desenvolvimento dela. Ressalta que é importante lembrar, porém, que essas experiências se enriquecessem "com a presença de um adulto que transita entre uma proximidade e uma distância maior da criança, dependendo da situação, ou seja, ora ele entra e atua na experiência e ora observa e se coloca ao alcance dessa criança, caso ela necessite". Esse mediador pode, então, fazer com que a criança pare, perceba, aproveite as interações e amplie os conhecimentos. Pode também auxiliá-la a experimentar o "estar sozinha", o que vai ajudar a criança a descobrir as próprias ferramentas para lidar com as situações e ir se sentido cada vez mais parte do mundo em que vive.



Vem que está chegando o Natal....


Para enfeitar a sala e já entrar no clima das festas de final de ano, as crianças do M1 e M2, juntamente com a professora volante Ana Paula, confeccionaram uma guirlanda e um pinheirinho com a impressão de suas mãozinhas. As crianças do Maternal 2 pintaram sozinha suas mãos e carimbaram na folha branca. Depois de secar, com o auxilio da professora, utilizaram-se da tesoura para recortar a sua própria impressão, trabalhando assim o recorte. As produções enfeitam as portas do nosso CEI. 



Cantinho da Higiene


Pensando na autonomia as turmas do Maternal 1 e 2 com a orientação da professora volante Ana Paula criaram um novo cantinho na sala de aula, o “Cantinho da Higiene” onde as crianças poderão limpar o nariz sozinhas, assim que sentirem necessidade. O cantinho foi composto por espelho, um porta papel higiênico confeccionado com lata de leite reutilizada e uma banqueta feita com um carretel grande reaproveitável. O espelho foi enfeitado pelas crianças, a lata recebeu um fundo em tinta branca e se transformou em um palhaçinho (a pedido das crianças), os olhos e a bocas foram utilizados papéis pintados com tinta congelada, papéis esses reutilizado de outras atividades e os cabelos foram feitos de papel crepom. A banqueta recebeu enfeites de tiras de panos (retalhos), onde as crianças amarraram em torno dela, dando um efeito bem bacana, o assento foi confeccionado com papelão e depois pintado com giz de cera pelas crianças. Nessa atividade, além de trabalharmos a coordenação motora (pintura e amarração), trabalhamos também a sustentabilidade, reaproveitando materiais que possivelmente iriam para o lixo.




Artistas no escuro

Cada criança do grupo recebeu uma folha de papel e lápis. Com os olhos vendados a professora propôs que cada criança desenhasse aos seus comandos uma: casa, árvore, peixe, sol... Ao tirar a venda dos olhos, observaram o que foi desenhado, todas as obras serão expostas, houve votação e o melhor desenho ganhou um brinde.

Por meio dessa atividade as crianças tomam consciência do seu potencial criativo.

Vivenciaram atividades que desenvolvam a percepção corporal.



Massinha Caseira

O 2º período elaborou a receita da massinha caseira, primeiramente transcrevendo a receita para a folha, após colocou a mão na massa para fazer a mesma. Explorou a textura do trigo e demais ingredientes, observou as quantidades de cada ingrediente da receita, escolheu a cor do corante de sua preferência e brincou depois de pronta.



Movimento Corporal


Com um pedaço de tecido leve e um aparelho de som, dançamos com os pequenos, já que com eles o movimento é essencial, tendo o objetivo de conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo e comunicar, através do movimento e emoções.


Peixe, peixinho


Começamos nossa vivência visitando o peixe no aquário do nosso CEI. Na sequência contamos histórias, assistimos filmes e interagimos com as imagens de peixes projetadas pelo multimídia. Com isso os bebês puderam participar coletivamente da atividade, aguçando assim o interesse, a curiosidade, a percepção visual em vários momentos de interatividade. 

Berçário 1A





 Berçário 2A