28 de mar. de 2016

Momento cultural em clima de Páscoa

Tivemos na última quinta-feira, um momento cultural pra lá de significativo.
As turmas do Berçário 2 da professora Sandra, professora volante Karina, auxiliares Maria e Silmara, do Maternal 2 C da professora Beivi, auxiliares Rita e Samíria e do 1º Período A, da professora Vanessa, alegraram o momento com lindas canções alusivas à Páscoa.
Em seguida tivemos a dramatização da Lenda do Coelho da Páscoa com algumas professoras e a professora de apoio pedagógico, com o intuito de reforçar às crianças, que o mais importante não são os ovos de chocolate, mas vivermos unidos, nos respeitarmos, ajudarmos uns aos outros e o mais importante: dar muitos abraços!!!!
Para finalizar, a turma do Maternal 1C da professora Mariane, auxiliares Salete e Solange apresentou a música do Abraço.
Assim, nossa véspera de feriado foi muito alegre e reflexiva e o mais importante: nossas crianças e toda equipe se divertiu com gostosas gargalhadas e muitos abraços!!

Obrigada Equipe de Ouro

 

 
 


Visitando a Horta


Esta atividade deu início ao Projeto “Sabores, cores, sons e aromas - reestruturando e desfrutando dos espaços no CEI”. As turmas do 1° e 2° Período realizaram esta semana a visita à horta relembrando os sentidos. Sentiram o aroma das folhas, o tato passando o urucum nas mãos e a visão ao observar tudo ao redor. Também analisaram o espaço, observaram o que temos plantado e relataram o que poderíamos modificar e plantar para este espaço se tornar ainda melhor. 




COMO AS CRIANÇAS, HOJE LAGARTAS AMANHÃ BORBOLETAS...

Durante o período de adaptação, as crianças desta turma demonstraram grande curiosidade sobre alguns animais que visitaram o nosso CEI, como ao verem uma barata admiraram-se em ela ter asas e voar, encantaram-se também com a centopeia encontrada em nosso saguão fazendo uma rodinha com os amigos para observá-la no meio e ainda, ao verem uma borboleta caída no parque falaram que ela não voava por estar com a asa quebrada. Já outros pisaram em cima dela dizendo que já estava “matada” mesmo. Com isso, vimos no mundo das borboletas uma oportunidade de surpreender e cativar as crianças desta turma conscientizando-as sobre a importância e o cuidado deste inseto para o meio ambiente. E para começar nosso projeto nada melhor do que oportunizar a observação deste belo animal tornando esta vivência significativa para todos.


Um agradecimento especial as famílias que conseguiram trazer uma borboleta para os amigos da turma poderem observar!

A BORBOLETA TEM ...

Após apresentação da borboleta, realizamos a confecção de um cartaz com falas das crianças sobre o que observaram nela e ouvimos falas como: “ela tem asas, antena, barriga, nariz, bumbum, muitas cores ...” Em seguida as crianças receberam revistas para procurarem imagens de borboletas e as colaram em nosso cartaz deixando-o mais colorido.


O que é o certo?


Ainda referente ao período de adaptação compartilhamos a dramatização da história: “O fazendeiro, o menino e o burro”, de Bia Bedran. As crianças acompanharam atentamente o desenrolar da história e ao final viram que todos podem ficar felizes, basta pensarmos no bem-estar de quem está próximo a nós. 



Assembleia de Prestação de Contas da APP e Reunião de Pais 2016
No dia 16 de março, tivemos a Assembleia em que a APP realizou a prestação de contas de 2015, apresentando as aquisições, conquistas e metas para 2016. Tivemos a apresentação do Conselho Escolar, bem como foram repassadas novamente as orientações estabelecidas para o bom funcionamento do CEI. A direção apresentou a Equipe docente da Unidade e em seguida, aconteceu a Reunião de pais com os professores e auxiliares de sala que apresentaram nossa metodologia de trabalho e o Projeto de turma para o qual contam com a participação dos pais no decorrer do ano, em determinadas experiências. Ficamos felizes com a presença das famílias, pois nossa parceria precisa estar se fortalecendo, para juntos podermos oferecer as nossas crianças experiências diversificadas.






Homenagem

A Comissão da COM-VIDA preparou uma singela homenagem às mulheres de nossa equipe de trabalho, alusiva ao Dia Internacional da Mulher.


Parabéns às mulheres!



Chegou, chegou tá na hora da alegria...

Mas que palhacinhas mais atrapalhadas, porém engraçadas que contagiaram
a plateia com suas trapalhadas.


Como é bom fazer sorrir uma criança!


Lá vem história...

Nossas crianças, desde o berçário, se encantam com as dramatizações, ainda mais quando reconhecem suas professoras entre as personagens! 
Elas se maravilharam ao verem o sapo nessa dramatização da história “A princesa e o sapo”.

Valeu meninas! 

COELHINHO DA PÁSCOA, O QUE TRAZES PRA MIM?
Amor, amizade e carinho!

A turma do Berçário 1 realizou com a professora a confecção dos ovos de Páscoa a partir de folhas de revistas embaladas no papel celofane para decorar o refeitório do nosso CEI!

Foi uma diversão! As crianças apreciaram rasgar e amassar as folhas de revista. Além de deixar mais belo nosso refeitório, as crianças puderam desenvolver a coordenação motora fina ao confeccionar os ovos de Páscoa!


      A professora volante Elaine realizou com a turma do segundo período a brincadeira toque carinhoso, que teve como objetivos: estimular a afetividade, o contato físico, a espontaneidade, integração e desinibição.
        A brincadeira consistia em: ao som da música todos dançam livremente à vontade. Quando a música parar, da-se uma tarefa para todos, por exemplo encostar pé com pé. Som novamente e ao parar outra tarefa ex: cabeça com cabeça e assim sucessivamente dando varias tarefas ao parar a musica.
         Foi um momento muito gostoso de socialização e divertimento entre as crianças.

COELHOS...


      O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

     As turmas do M1C e 1º período vespertino juntamente com a professora volante Elaine produziram um coelhinho para enfeitar ainda mais o nosso CEI usando rolinhos de papel higiênico. 
     Ficou lindo.


Vamos brincar, vamos pular!

O maternal 1 B da professora Helena, gosta muito de brincar, como forma de desenvolver a coordenação motora ampla, brincamos de pular sobre obstáculos como bambolês e cordas.

Para eles foi muito divertido e proveitoso. Eles se ajudavam quando um não conseguia passar pelos obstáculos.

Visita do coelho...


Nesta semana o coelho passou na sala do 2º período da Professora Janaína.
Foi uma diversão total, as crianças adoraram brincar com ele. E para a surpresa de todos, ele fez cocô na sala, foi um momento muito engraçado, as crianças não paravam de rir e  todas queriam passar a mão e sentir o pêlo macio do coelhinho!


A Páscoa está chegando...


A turma do Maternal 1 e Maternal 2 junto com a professora Volante Manoela e as auxiliares da sala, conheceram um pouco mais sobre o verdadeiro sentido da páscoa, através do vídeo  “ O Verdadeiro sentido da Páscoa”  e nas falas durante a roda de conversa.

Confeccionaram também uma guirlanda, pintando os ovos, enrolando cipó e colando os ovos,  para enfeitar a porta da sala.  



24 de mar. de 2016

"NENHUM DE NÓS É TÃO BOM, QUANTO TODOS NÓS JUNTOS" Ray A. Kroc


CEI X FAMÍLIAS, com essa parceria e com recursos adquiridos na Gincana da Família 2015, foi possível a compra de um novo parque para a nossa extensão. 
As crianças amaram e já estão aproveitando muito.

PÁSCOA! QUE ALEGRIA!

Páscoa é momento de união
momento de reflexão
de ver a vida diferente
de ver gente como a gente.

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida
é investir na fraternidade é lutar 
por um mundo melhor, 
é viver a solidariedade.

Foi pensando assim que a equipe do CEI Cachinhos de Ouro - Extensão 
desenvolveu diferentes atividades relacionadas ao verdadeiro sentido da Páscoa.



Visita do Coelhinho!

Nesta semana nossas crianças receberam uma visita mais que especial: o coelhinho!
Para nossa surpresa, não se assustaram e não ficaram com medo! Adoraram a visita do coelho que foi uma festa!
Realizamos algumas vivências relacionadas à Páscoa que envolveram pinturas e muita bagunça. Foi fantástico!

Desejamos a todos que...
Nesta Páscoa haja muitos doces em sua vida.
O doce sorriso daqueles que te amam.
A doce alegria de ter o pão na sua mesa.
A doce esperança de ter um futuro de paz e prosperidade.

Feliz Páscoa!






OS OVOS REPRESENTAM A ALEGRIA DA VIDA


Pensando nisso, e com muita alegria a turma do Berçário 2A foi pintar as casquinhas de ovos, com muito cuidado espalharam a tinta misturando cores e criando e descobrindo novas combinações. Depois decoramos a porta da sala. 




Confraternizar é muito bom!!!

A Comissão de eventos da Páscoa, da COM-VIDA e a APP do CEI prepararam um momento especial de confraternização entre os funcionários  onde pudemos além de participar de um bate papo descontraído,  degustar deliciosos pastéis. Ao final, foi entregue uma lembrança com votos de uma Páscoa muito abençoada!!


Nossa gratidão a todos!!


Desejamos a toda Família Cachinhos, que, na Páscoa, nossa fé
seja revigorada, pela certeza de que Cristo
ressuscitou e está entre nós!

Feliz Páscoa!!!


23 de mar. de 2016

E lá vem a Páscoa...

As professoras junto as suas crianças desenvolveram vivências bem significativas relacionadas ao tema, uma vez que a Páscoa faz parte da cultura em que estão inseridas. Foram oportunizadas o conhecimento do seu verdadeiro sentido e ao final, as turmas escolheram o símbolo que iriam elaborar para decorar a porta de sua sala.

A equipe de eventos dedicou-se em decorar a entrada e o refeitório das crianças. Assim o CEI ficou bem lindo!!