Tema: Identidade, Família, Autonomia
e Conhecimento do corpo.
Público
Alvo: Berçário
II.
Durante este ano as
professoras, Beivi, Claudinéia e Andrea estão trabalhando juntamente com as crianças
a descoberta de si e do outro através do projeto de turma “Por que sou assim?”
Nesta faixa etária, explorar a
identidade e autonomia é muito importante, pois auxilia as crianças a se
reconhecerem e também perceberem o outro.
No
berçário, é importante levar em conta dois processos que ajudam o bebê a
desenvolver sua autonomia e, consequentemente, expressar suas preferências: a
imitação e a oposição. Desde muito novinhos (e se devidamente estimulados), os
pequenos conseguem imitar gestos, sons e expressões dos adultos. Isso os ajuda
a identificar-se com o outro ao mesmo tempo em que se diferenciam.
Atividade: Brincadeira em
frente ao espelho
Proporcionamos aos nossos bebês a
oportunidade de se perceberem em frente ao espelho. Pintamos o rosto e pedimos
para todos se olharem, as crianças se beijaram e observaram-se.
Atividades: Saco
Surpresa
Preparamos um saco surpresa com os
pertences das crianças. Ao retirarmos os pertences questionamos as crianças
sobre os mesmos, incentivando cada um a identificar o seu.
Atividade:Varal com roupas
Em sala esticamos um varal com as
roupas das crianças. Cada um identificou sua roupa dentre a dos amigos e em
seguida auxiliamos a guardar em seu armário.
Atividade:
Encontrando minha foto
Na sala escondemos as fotos das
crianças e pedimos para cada um encontrar a sua. Incentivando o reconhecimento
de si mesmo e dos amigos.
As crianças a procura de suas fotos. Que alegria quando me vejo na foto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário