18 de abr. de 2013

Berçário 2

PROJETO – POR QUE SOU ASSIM?!...

Tema: Identidade, Família, Autonomia e Conhecimento do corpo.

Público Alvo: Berçário II.

Durante este ano as professoras, Beivi, Claudinéia e Andrea estão trabalhando juntamente com as crianças a descoberta de si e do outro através do projeto de turma “Por que sou assim?”
Nesta faixa etária, explorar a identidade e autonomia é muito importante, pois auxilia as crianças a se reconhecerem e também perceberem o outro.
            No berçário, é importante levar em conta dois processos que ajudam o bebê a desenvolver sua autonomia e, consequentemente, expressar suas preferências: a imitação e a oposição. Desde muito novinhos (e se devidamente estimulados), os pequenos conseguem imitar gestos, sons e expressões dos adultos. Isso os ajuda a identificar-se com o outro ao mesmo tempo em que se diferenciam.

Atividade: Brincadeira em frente ao espelho
 Proporcionamos aos nossos bebês a oportunidade de se perceberem em frente ao espelho. Pintamos o rosto e pedimos para todos se olharem, as crianças se beijaram e observaram-se.

 



Atividades: Saco Surpresa
Preparamos um saco surpresa com os pertences das crianças. Ao retirarmos os pertences questionamos as crianças sobre os mesmos, incentivando cada um a identificar o seu.

 




Atividade:Varal com roupas
 Em sala esticamos um varal com as roupas das crianças. Cada um identificou sua roupa dentre a dos amigos e em seguida auxiliamos a guardar em seu armário.


 

Atividade: Encontrando minha foto
Na sala escondemos as fotos das crianças e pedimos para cada um encontrar a sua. Incentivando o reconhecimento de si mesmo e dos amigos.
As crianças a procura de suas fotos. Que alegria quando me vejo na foto!

Nenhum comentário: