7 de mai. de 2014

Origem da Terra e a Carta da Terra

Dando continuidade ao projeto, realizamos uma sondagem com as crianças no período de 28.04 a 02.05.14 sobre a origem da Terra. A maioria delas não soube responder. Propusemos na sequência a socialização de um vídeo que esclareceu e mostrou como a Terra foi criada. As crianças se maravilharam com as lindas imagens das paisagens, das águas e dos animais.
Num segundo momento fizemos uma reflexão sobre como está o lugar onde moramos, se é parecido com o que vimos. Registramos diversas falas. Rafael disse: “não tá mais assim bonita”.  Yuri: “tem pessoas jogando lixo na rua e no mar e cortando árvore”. Dayane: “tem gente colocando animais na loja”. Emanuelle: “quando eu vi alguma coisa jogada eu peguei e reciclei”. A professora então perguntou: “Mas o que é reciclar? Dayane: “ é pegar coisa e transformar  em coisas legais, isto é reciclar. Tiago: “é cuidar do planeta.”
Concluímos que as pessoas que são as responsáveis em cuidar da Terra não estão cuidando como deveria. Mas nós nos preocupamos e estamos aprendendo a preservar cada vez mais o lugar onde vivemos.

Logo após, a professora Patricia trouxe um presente e o entregou  a uma criança, dizendo que o CEI o recebeu dos amigos do Planeta, pois souberam que também estamos preocupados com o meio ambiente. Quando Matheus abriu o pacote, vimos que era a Carta da Terra que já foi apresentada no ano anterior! Combinamos que no decorrer do projeto estaremos estudando o 3º princípio: utilizar com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar, em especial a água.  

Nenhum comentário: