5 de mai. de 2014

Visitando o rio do Braço

Levamos na semana passada as crianças do Berçário 2 às margens do rio do Braço onde o CEI iniciou em 2012 o plantio da mata ciliar. Chegando lá, realizamos uma roda de conversa e instigamos aos pequenos a olharem ao redor. Apontamos para as árvores questionando o que havia lá e o Samuel respondeu: “piu, piu” e ao falarmos sobre o que tem no rio, Manuela respondeu: “peixe”. Dos pais presentes, apenas a Sandra, sabia o nome do rio. 



Igor nos surpreendeu ao encontrar e nos trazer  uma garrafa pet vazia jogada na margem do rio, a qual trouxemos para descartar no lixo reciclável do CEI. As crianças embora tão pequenas, demonstraram compreensão naquele momento sem a intervenção de um adulto, que não se joga lixo na natureza. Observamos também as mudas plantadas e algumas já estão bem crescidas. 


Oportunizamos as crianças a explorarem o espaço e realizaram descobertas incríveis, como cheirar as flores, sentir o vento, ver as borboletas, observar o rio, mas brincar com a poça de água da chuva foi a maior atração do passeio. Por fim, faltou claro, ver algum peixe. Prometemos retornar para vê-los. Será que tem peixe lá no rio?


Nenhum comentário: