11 de set. de 2015

Experiências artísticas


A Arte na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança. Através desta prática, possibilitamos que ela amplie seus conhecimentos, habilidades e descobertas sobre aquilo que a cerca.  Proporcionando diferentes materiais e formas de se relacionar com a Arte, provocamos a imaginação, o faz de conta e a expressão dos seus sentimentos e concepções.
Iniciamos esta prática observando e explorando algumas obras de arte de Romero Brito e Gustavo Rosa.  Destacamos imagens simples e que fazem parte do vocabulário da criança (cachorro, gato, passarinho, borboleta, carro).  As obras, repletas de cores e formas, foram expostas em nossas salas para que interagíssemos durante nossa rotina. Também confeccionamos caixas de sapato com as imagens, para que pudessem analisar e criar diferentes possibilidades de brincadeiras.



            Nossa primeira vivencia foi desenhar na parede. Para isso fixamos o papel Kraft na parede e disponibilizamos giz de cera. Em pé, sentado ou deitado, desenhando e criando diferentes formas.




            Em nossa segunda vivencia aproveitamos os dias de sol, para usar o espaço preparado do parque e pintar no azulejo.  Manuseamos tintas de diversas cores, pincéis e rolinhos de pintura para construir nossas produções artísticas.




            Em outro momento, exploramos um jeito novo de pintar, colocamos a tinta guache em potinhos de iogurte e levamos ao congelador. Em  algumas horas estava pronto nosso “Picolé de Tinta”. 





Proporcionamos uma experiência riquíssima e uma excelente forma de estimular a criatividade através da argila. Cada um explorou a sua maneira, amassando, separando em bolinhas e modelando.  Sentimos sua textura  e percebemos a sensação de quando seca nas mãos. A modelagem favorece o simbólico, pois as crianças dão significados as formas que elaboram e modificam a forma que a manuseiam.






Nenhum comentário: