7 de out. de 2015

Festival de cuca alemã

A receita de cuca alemã que aprendemos com a dona Cibila (avó do Gabriel) deu tão certo que inspirou a realização do Festival de cuca no CEI.
Inicialmente procuramos descobrir qual era a compreensão das crianças sobre o significado da palavra “Festival”. Depois que cada um pôde se expressar, resolvemos fazer uma pesquisa na internet utilizando o projetor multimídia, através do qual as crianças puderam visualizar diversas imagens de festivais. Concluímos com a pesquisa que existem diversos tipos de festivais e que o festival de cuca é apenas um deles.
O passo seguinte foi convidar as demais turmas a participarem do festival, lançando o desafio para que cada turma preparasse sabores diferentes de cucas.
Com base na pesquisa e visualização de imagens de festivais demos início aos preparativos e organização do evento. As crianças foram bem participativas relatando o que precisávamos organizar e providenciar. Também ajudaram a confeccionar a identificação da atividade nas bandeirinhas e plaquinhas com os sabores de cucas. Utilizamos as cores da bandeira da Alemanha e do Brasil para decorar o refeitório.
Convidamos mães, avós e doceiras da comunidade para nos ajudarem no preparo das cucas. As crianças acompanharam o processo e ajudaram a sua maneira.

E na sexta feira bem cedo as crianças do 2º período foram para o refeitório ao som de música típica alemã, prepararam as mesas, organizaram o buffet de cucas e recepcionaram as demais turmas com um túnel na entrada do refeitório. 
Segundo período A

Elaborando a cuca  
Organizando o festival
Decorando o refeitório
 Recebendo as turmas e degustando as cucas

Segundo período B

Preparando a cuca

 Organizando o Festival

 Festival







Nenhum comentário: