20 de abr de 2016

“NO MUNDO DA BICHARADA”


No mês de março iniciamos o projeto “No mundo da bicharada”, que tem por objetivo reconhecer os animais como seres vivos e contribuir com a ampliação do conhecimento através de diferentes vivências, desenvolvendo atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente. O projeto surgiu a partir do interesse demonstrado pela turma com relação aos pequenos animais encontrados no parque, especialmente as centopeias. Para isso, no primeiro momento as crianças foram estimuladas a realizarem uma pesquisa: “Quais animais encontramos em nosso parque? As crianças foram em busca da resposta. 
Para iniciar, escolhemos a centopeia. As crianças a observaram com a lupa e puderam perceber que elas têm muitas pernas. Através da caixa surpresa conheceram algumas curiosidades sobre elas e concluíram: “Algumas queimam”; “Ela não voa porque não tem asa”; “Elas não têm sapatos”; “Elas tem um veneno para a aranha ficar bem parada”. Após, representaram as centopeias através da massinha de modelar e do carimbo dos dedos.
Aprender a escrever é interesse desta turma também. Apresentamos o poema “Um bichinho diferente” e para apresentá-lo o confeccionamos com tampinhas de garrafas pet.  Quem será esse bichinho? É o alfabeto! “Com todas essas letras podemos escrever o que quisermos.” As crianças logo queriam formar seus nomes e outras palavras, e assim aprendem brincando!





Nenhum comentário: