7 de mai. de 2014

Origem da Terra e a Carta da Terra

Dando continuidade ao projeto, realizamos uma sondagem com as crianças no período de 28.04 a 02.05.14 sobre a origem da Terra. A maioria delas não soube responder. Propusemos na sequência a socialização de um vídeo que esclareceu e mostrou como a Terra foi criada. As crianças se maravilharam com as lindas imagens das paisagens, das águas e dos animais.
Num segundo momento fizemos uma reflexão sobre como está o lugar onde moramos, se é parecido com o que vimos. Registramos diversas falas. Rafael disse: “não tá mais assim bonita”.  Yuri: “tem pessoas jogando lixo na rua e no mar e cortando árvore”. Dayane: “tem gente colocando animais na loja”. Emanuelle: “quando eu vi alguma coisa jogada eu peguei e reciclei”. A professora então perguntou: “Mas o que é reciclar? Dayane: “ é pegar coisa e transformar  em coisas legais, isto é reciclar. Tiago: “é cuidar do planeta.”
Concluímos que as pessoas que são as responsáveis em cuidar da Terra não estão cuidando como deveria. Mas nós nos preocupamos e estamos aprendendo a preservar cada vez mais o lugar onde vivemos.

Logo após, a professora Patricia trouxe um presente e o entregou  a uma criança, dizendo que o CEI o recebeu dos amigos do Planeta, pois souberam que também estamos preocupados com o meio ambiente. Quando Matheus abriu o pacote, vimos que era a Carta da Terra que já foi apresentada no ano anterior! Combinamos que no decorrer do projeto estaremos estudando o 3º princípio: utilizar com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar, em especial a água.  

Café compartilhado para as mães do CEI


Nesta quarta-feira tivemos um encontro muito especial com as mães do Cachinhos que além de compartilharem um lanche delicioso, puderam refletir sobre sua mais nobre missão com a presença da Psicóloga Roberta Balsini, que ao final nos deixou o seguinte poema:







Um Encontro de dois:
Olhos nos olhos,
 face a face.
E quando estiveres perto,
arrancar-te-ei os olhos e
colocá-los-ei no lugar dos meus;
E arrancarei meus olhos
para colocá-los no lugar dos teus;
Então ver-te-ei com os teus olhos
e tu ver-me-ás com os meus.

 Jacob Levy Moreno

Agradecemos a presença das mães 
que puderam estar presente 
e parabenizamos a todas mamães
do CEI Cachinhos
 pelo seu dia!





5 de mai. de 2014

Visitando o rio do Braço

Levamos na semana passada as crianças do Berçário 2 às margens do rio do Braço onde o CEI iniciou em 2012 o plantio da mata ciliar. Chegando lá, realizamos uma roda de conversa e instigamos aos pequenos a olharem ao redor. Apontamos para as árvores questionando o que havia lá e o Samuel respondeu: “piu, piu” e ao falarmos sobre o que tem no rio, Manuela respondeu: “peixe”. Dos pais presentes, apenas a Sandra, sabia o nome do rio. 



Igor nos surpreendeu ao encontrar e nos trazer  uma garrafa pet vazia jogada na margem do rio, a qual trouxemos para descartar no lixo reciclável do CEI. As crianças embora tão pequenas, demonstraram compreensão naquele momento sem a intervenção de um adulto, que não se joga lixo na natureza. Observamos também as mudas plantadas e algumas já estão bem crescidas. 


Oportunizamos as crianças a explorarem o espaço e realizaram descobertas incríveis, como cheirar as flores, sentir o vento, ver as borboletas, observar o rio, mas brincar com a poça de água da chuva foi a maior atração do passeio. Por fim, faltou claro, ver algum peixe. Prometemos retornar para vê-los. Será que tem peixe lá no rio?


Cesta de Páscoa

Ação entre amigos

A promoção foi um sucesso, graças ao empenho e colaboração dos integrantes da APP e das famílias, aos quais externamos nossa gratidão. A ganhadora da Cesta de Páscoa foi da folha 389, n° 10, sra Joraci Nardes, avó  do Gabriel Nardes Bansen da turma do maternal 2C. Parabéns e obrigada a todos que contribuíram, pois os recursos serão revertidos em benefícios às nossas crianças.

A Páscoa no Cachinhos

Na semana da Páscoa vivenciamos momentos pra lá de especiais e significativos. Cada professora foi inserindo vivências em seu projeto de turma, objetivando o resgate do verdadeiro sentido da Páscoa a partir de diversas estratégias, como pesquisas com as famílias, interpretação de um vídeo, pintura de casquinhas que foram presenteadas, socialização dos símbolos e seus significados, lanche compartilhado e a dramatização da Ceia. Além disso, as crianças brincaram a vontade nos brinquedos montados, receberam a visita do coelho e se divertiram com ele. Toda a família Cachinhos pôde externar e experimentar com mais intensidade, o amor e a solidariedade com muita alegria e esperança! 






Pintando com tintas naturais

Com o projeto: “Fazendo e vivenciando a arte nos espaços” a professora Veridiana ofereceu um cubo mágico, onde as crianças tentaram adivinhar o que havia dentro. Em seguida, exploraram a cor, textura e o cheiro da beterraba, cenoura, couve e tomate. Com interesse as turmas do maternal 1 A e B visualizou a preparação das tintas naturais e explorou as cores extraídas dos legumes e verduras em sua pintura.



Criando com arte

A professora volante Veridiana que atende as turmas parciais do maternal 1, maternal 2, 1º e 2º períodos, deu início ao Projeto “Fazendo e vivenciando a arte nos espaços.” Primeiramente as turmas expuseram o que sabem sobre a arte e a arte rupestre, depois no projetor multimídia visualizaram o modo de vida dos homens das cavernas, as tintas retiradas por eles da natureza e as pinturas rupestres.  Em outro momento conheceram e exploraram alguns elementos naturais como: carvão, colorau, terra e utilizaram-nos na produção plástica.